SMEd prepara a eleição de diretores nas Escolas de Ensino Fundamental

 
 
 
 

Na quinta-feira (03/10), a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) promoveu reunião com representantes das escolas de Ensino Fundamental, para repassar orientações sobre a próxima eleição de diretores. A eleição, pelo voto direto de professores e funcionários das escolas, pais e alunos está programada para 13 de novembro. O secretário de Educação, João Carlos Reolon, espera que até aquela data seja aprovado e sancionado projeto que tramita na Câmara de Vereadores, ampliando de dois para três anos a gestão administrativa dos diretores, com possibilidade de uma reeleição.

Reolon destacou a importância das eleições para diretores: “Se queremos uma escola democrática, não podemos esquecer que as eleições para diretores é uma das formas de democratização, pois dá o direito de pais, alunos, professores e todos que fazem parte da comunidade escolar participarem, escolhendo seu representante. Na concepção de uma gestão democrática, torna-se fundamental que a comunidade escolar compartilhe seus desejos, suas aspirações e o projeto de trabalho da instituição de ensino, numa busca intensiva para a melhoria da qualidade de ensino.”

Na reunião desta quinta-feira foram repassadas as regras gerais a serem observadas no processo eleitoral. Na sexta-feira (04/10) tem de ser formada a Comissão Eleitoral em cada escola. A fase de inscrições de candidatos ao pleito será de 16 a 24 de outubro. No dia seguinte será divulgada a lista oficial de candidatos, começando a campanha.

Eventuais recursos de impugnações de candidaturas devem ser formalizados até 28 de outubro. No dia 31 acontece assembleia geral nas escolas, para composição do Colégio Eleitoral. Será integrado por pais ou responsáveis por alunos, estudantes a partir do 5º ano ou 12 anos de idade, professores e funcionários das escolas.

Já os dias 11 e 12 de novembro serão destinados para que a Comissão Eleitoral de cada escola receba orientações finais e recolha, na Secretaria de Educação, o material necessário para votação. O cronograma estabelece que 12 de novembro será o último dia de campanha dos candidatos e apoiadores.

A votação para a eleição, no dia 13 de novembro, será das 8 às 17 horas, nas escolas apenas com o Ensino Fundamental. Nas escolas com Educação de Jovens e Adultos – EJA, o período será mais amplo – até as 21 horas. O voto será de pais ou responsáveis por alunos, estudantes a partir dos 12 anos de idade ou 5º ano, professores e servidores das escolas.

Em 14 de novembro os resultados do pleito têm de ser comunicados à SMEd. Das 19 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, a previsão é que 18 tenham eleição. Os diretores eleitos tem a atribuição de indicar o vice-diretor.