Obras de drenagem na Praça Tricentenário serão concluídas neste sábado

 
 
 
Iniciadas em 24 de abril por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, as obras de duplicação da galeria pluvial na região da Praça Tricentenário, Zona Sul da cidade, estão sendo concluídas neste final de semana. Após operação, nos últimos dias, de concretagem e acabamento na pista, na Rua Félix da Cunha, neste sábado (31/08), o trecho está sendo liberado à circulação de veículos. Trabalho semelhante e liberação já havia ocorrido em relação à Avenida João Goulart.
 
Na região da praça, já foi implantada tubulação com 93 metros de extensão por dois metros de altura e dois de largura. Agora, conforme o coordenador da Secretaria de Infraestrutura, Mário Porto, foram instaladas outras duas tubulações paralelas, na mesma extensão de 93 metros e de 1,2 metro de diâmetro. “A nossa expectativa é de que agora fiquem resolvidos em definitivo os problemas de alagamento a partir do bairro Betim e toda a área no entorno da praça”, segundo projeta Porto.
 
As obras mais recentes foram feitas em etapas, para não comprometer o trânsito e, ao mesmo tempo, garantir a concretagem das galerias agora implantadas. Cerca de R$ 218 mil foram investidos, com a utilização de homens e máquinas da Prefeitura. Se a obra tivesse sido terceirizada, o desembolso seria na ordem de R$ 450 mil.
 
O secretário de Infraestrutura, Edson Damião Ribas, explica que finalizando as obras de drenagem junto a Praça Tricentenário certamente serão minimizados os alagamentos. “Foi feita mais uma linha de drenagem e com isso, quando ocorrerem chuvas fortes, existe mais uma nova galeria para drenar o grande volume de águas, acabando com os alagamentos, que eram problemas de muitos anos nessa região”, destaca.
 
A Prefeitura segue investindo em obras de correção de drenagem pluvial e com recursos próprios (mão de obra, maquinários e materiais) segue com a ação prioritária de conter alagamentos e de garantir saneamento básico.