Secretário da Agricultura esteve em São Borja a convite da AMFRO, durante encontro com orizicultores.

 
 
 
A AMFRO – Associação dos Municípios da Fronteira Oeste recepcionou na sexta-feira 16/08, no Parque do Sindicato Rural de São Borja o secretário estadual de Agricultura, Covatti Filho.
Covatti veio a São Borja a convite do presidente da entidade e prefeito de São Borja Eduardo Bonotto para falar sobre as medidas que o governo estadual deve tomar na busca de soluções para a lavoura de arroz 
 
Além de Bonotto, também estiveram presentes no encontro com o secretário estadual da agricultura, o presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Olea Homrich, a vice-presidente Sandra Marques e o vereador André Dubal.
 
Na oportunidade Covatti ouviu das autoridades e lideranças do setor as preocupações como a existência de inúmeros trabalhadores que perderam o emprego na lavoura e precisaram migrar para cidade, além de inúmeros casos de chefes de família, vivendo sem nenhuma renda e com extremas dificuldades.
 
Mais um vez Bonotto disse que “que a classe política gaúcha precisa com urgência cobrar iniciativas do governo federal para solucionar os problemas que se acumulam, ocasionando perdas irreparáveis para a orizicultura gaúcha.”  
 
No encontro o secretário Covatti Filho comunicou aos produtores presentes, que a nova direção do INCRA será nomeada esta semana. “Trata-se de uma solicitação da classe”, disse ele. Falou também sobre investimentos em pesquisa e extensão no órgão. Informou que, nos próximos dias, o governo estadual lançará uma linha de crédito via Banrisul para fomento da agricultura, além de uma campanha publicitária incentivando o consumo de arroz, que será veiculada. Covatti informou aos presentes que o governo discute a possibilidade de diminuir a alíquota do ICMS em relação ao produto, medida que está sendo estudada pelas Secretarias Estaduais da Fazenda e da Agricultura.