Realizada II Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça São Borja-Santo Tomé.

 
 
 
 
Aconteceu nesta quinta-feira (15/08), nova rodada de reuniões do Comitê de Integração Fronteiriça entre São Borja e Santo Tomé. Desta vez, o encontro aconteceu na cidade vizinha, com a organização do Consulado Brasileiro em Passo de Los Libres, na Argentina, da Intendência e representações institucionais e comunitárias de Santo Tomé.
 
As atividades tiveram início as 09hs, com debates de temas relacionados a educação, cultura, segurança pública, relações internacionais, transporte, saúde e meio ambiente.
 
O Vice-prefeito, Roque Feltrin, acompanhado dos Secretários de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Íbaro Rodrigues e da Saúde, José Luiz Machado, estiveram presentes na reunião.
 
Ao longo do dia foram realizadas sessões plenárias das diversas comissões executivas já formadas, visando simplificar as relações de intercâmbio na fronteira Santo Tomé - São Borja.
 
As comissões são de Facilitação Fronteiriça, de Infraestrutura, Comércio e Turismo, Cultura, Educação e Universidades, e de Saúde e Meio Ambiente, reunindo lideranças e representantes do Brasil e da Argentina.
 
São metas do comitê, vencer barreiras visando facilitar a convivência e o intercâmbio fronteiriço. Isso vale, por exemplo, para estudantes brasileiros em Santo Tomé e em relação à simplificação de compras realizados por argentinos em estabelecimentos comerciais de São Borja.
 
Durante o encontro, o vice-prefeito Roque Feltrin falou da importância das duas entidades estarem reunidas discutindo assuntos comuns que dizem respeito as duas cidades. “É necessário unir esforços entre os dois países para que as expectativas sobre o aprimoramento das relações seja efetivo, significando benefícios a ambas cidades. Há vários anos estas tratativas estão sendo pensadas, porém só agora, estamos engajados para que as facilidades planejadas saiam do papel e comecem a ter efeito nas relações internacionais."