Prefeitura Municipal e entidades tradicionalistas iniciam preparativos para o Mês Farroupilha.

Secretário Damião Ribas, presidente da comissão que organizará festejos farroupilhas, esteve reunido com representantes de entidades tradicionalistas. 
 
 
 
 

Após o sucesso com a realização do 3º Dia de Campo, no último fim de semana no Parcão, a Prefeitura já iniciou tratativas com entidades tradicionalistas e piquetes da cidade para começar a organização dos festejos farroupilhas de 2019.

Esta semana aconteceu reunião coordenada pelo presidente da comissão organizadora dos festejos farroupilhas no município, secretário Damião Ribas, com a participação de representantes das entidades tradicionalistas do município, para tratar dos eventos que serão realizados

Esse ano, o objetivo é que a Prefeitura se integre ainda mais a essa que é a maior festa dos gaúchos, definindo uma programação municipal, realizando e apoiando diversas atividades durante o mês de setembro. Ficará à cargo do poder público a impressão do livreto que servirá como base para o Desfile Farroupilha de 20 de setembro, assim como o regulamento para o desfile.

O tema anual é “Mulher Gaúcha: 70 anos de inclusão no tradicionalismo” e o patrono do Estado é Cezar Oliveira. Já o tema da Semana Farroupilha escolhido pelo MTG e que será representado durante o desfile, é “Paixão Côrtes: Vida e Obra”. O CFTG Farroupilha conforme decisão coletiva foi incumbido de fazer a indicação do nome ao título de Patrono Municipal.

Na reunião as entidades definiram os apresentadores do desfile de 20 de setembro em São Borja, sendo que cada entidade terá um narrador para a sua apresentação. Foram definidos também os dias que cada entidade fará a guarda da Chama Crioula.

O Desfile Farroupilha iniciará às 14hs do dia 20 de setembro, com a passagem da Guarda de Honra, que este ano deve fazer o sentido contrário, começando o desfile da esquina da General Marques com a João Palmeiro, em direção à Praça XV de Novembro. Assim que a Guarda de Honra chegar ao final do trajeto, inicia-se o desfile das entidades, partindo do sentido oposto, da esquina da rua General Marques com a Engenheiro Manoel Fagundes.

São Borja ostenta o título de “Capital Gaúcha do Fandango” e é conhecida no Estado pelos grandes bailes realizados pelas entidades tradicionalistas. No entanto, além dos tradicionais jantares e bailes gaúchos, a intenção é desenvolver também ações voltadas à cultura e atividades, com alunos das redes municipal e estadual de ensino.

A programação do intitulado, Mês Farroupilha iniciará no dia 01 de setembro com o lançamento do livreto e início das atividades. Seguido do jantar de confraternização entre patrões das entidades e piquetes no dia 04 de setembro, e a chegada da Chama Crioula no dia 13 de setembro, dando início oficial a Semana Farroupilha.

Participarão do desfile de 20 de setembro o CN Boitatá, o CFTG Farroupilha, o CTG Revivendo a Tradição, o CTG Tropilha Crioula e o PTG João Manoel, com seus respectivos piquetes afiliados.