São Borja, a Capital Estadual do Fandango, terá programação especial na Semana Farroupilha.

Secretário Damião Ribas, que presidirá a comissão organizadora, coordenou primeira reunião para tratar dos preparativos da Semana Farroupilha.
 
 
 
 

A Prefeitura realizou na semana que passou a primeira reunião para definir a programação oficial da Semana Farroupilha no município. Além dos tradicionais jantares e bailes gaúchos, a intenção é desenvolver também ações voltadas à cultura.

São Borja ostenta o título de “Capital Gaúcha do Fandango” e é conhecida no Estado pelos grandes bailes realizados pelas entidades tradicionalistas. No entanto, o objetivo deste ano é que a Prefeitura se integre ainda mais aos festejos, definindo uma programação municipal, realizando e apoiando diversas atividades durante o mês de setembro. Ficará à cargo do poder público também a confecção de um livreto que servirá como base para o Desfile Farroupilha de 20 de setembro.

A mobilização com a Semana Farroupilha inicia na cidade dia 13 de setembro com a chegada da Chama Crioula. O tema dos festejos deste ano é “Paixão Côrtes: vida e obra”. Essa temática é definida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para todo o estado, porém, cada município deve escolher um patrono e São Borja irá definir em breve a pessoa a ser homenageada com esse título em 2019.

A Administração trabalha a denominação Capital do Fandango como potencial turístico para a cidade. São desenvolvidas ao longo do ano diversas atrações a fim de fomentar o setor do turismo e a economia local.

Aproveitando a força do tradicionalismo, a prefeitura criou várias programações anuais como o Dia de Campo, que será realizado no próximo final de semana, dias 3 e 4 de agosto, no Parcão, oportunidade em que serão escolhidos os casais que representarão o Município na divulgação da Semana Farroupilha, e também as festas de final de ano e Páscoa.

A próxima reunião para definir detalhes dos festejos da Semana Farroupilha acontecerá nesta quinta-feira, 1º de agosto, na Sala do Servidor da prefeitura, reunindo secretários municipais e as entidades gaúchas da cidade. A intenção é acolher sugestões e formar uma comissão organizadora. Quanto à comissão, já foi previamente acertado que o secretário de Infraestrutura, Damião Ribas será o presidente e o secretário da Saúde, José Luiz Machado, será o vice.