Escolas de São Borja aprontam referencial local na nova Base Curricular.

 
 
 
 

 

Nesta semana, de segunda à quinta-feira (22 a 25/07), a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) promove uma série de encontros de estudos com representantes das escolas municipais e estaduais em São Borja, visando a definição dos referenciais locais na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A rede privada de ensino também foi convidada a participar. Os referenciais nacional e estadual na nova BNCC já estão definidos para o Ensino Básico.

A diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Lourdes Balbueno, explica que a grade curricular no âmbito do território municipal já vinha sendo debatida há vários meses nas escolas. A etapa inicial foi de discussão em cada núcleo escolar e, nesta semana, representações das diversas escolas elaboraram documento conclusivo. Lourdes explica que, agora, falta basicamente um trabalho de revisão, tarefa que, além das escolas e da SMEd, também envolverá o Conselho Municipal de Educação.

As propostas para a nova Base Curricular, como estratégia pedagógica, já começarão a ser trabalhadas a partir do próximo ano nas escolas. “No aspecto local, a nossa intenção é de oferecer um fazer pedagógico com a cara de São Borja”, segundo ressalta o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon. Ele observa que “o rico potencial histórico e cultural que nos distingue nacionalmente não pode estar ausente dos bancos escolares”.

Nesse sentido, a recomendação é para estudar, conhecer e valorizar as principais referências do município, como as origens e a cultura missioneiras, o legado de Terra dos Presidentes, o culto às tradições gaúchas e o potencial turístico e do agronegócio, por exemplo. Desta forma, a abordagem de São Borja no currículo escolar será, principalmente, em disciplinas como História, Geografia e Artes, na área de Ciências Humanas.

A Secretaria Municipal de Educação já vem implementando ações contemplando os potenciais locais. Através do projeto Escola Viva, um ônibus leva os estudantes a conhecerem e pesquisarem os museus e outros pontos históricos, culturais e turísticos na cidade.