EMPREGO E RENDA - Prefeitura, Acisb e CDL debatem implantação de Parque Industrial no município.

Prefeito Eduardo Bonotto, Alex do Carmo (gerente da ACISB), Wolmi Oliveira (presidente da ACISB) E Neronei Cargnim (presidente da CDL).
 
 
 

No último sábado, (13/07),  estiveram reunidos os presidentes da Acisb (Associação Comercial e Industrial de São Borja), Wolmi Oliveira, e da CDL (Câmara de Diretores Lojistas), Neronei Carginim, com o prefeito Eduardo Bonotto e sua equipe, para tratar da implantação no município de um distrito industrial.  Na oportunidade foi tratada a escolha do local e a infraestrutura necessária para o investimento, assim como políticas de incentivo para que empresas se sintam a atraídas se instalar no município.

A partir desta semana, grupos de estudo começam a ser formados. Serão comissões técnicas, integradas por representantes da prefeitura, da Acisb e da CDL, tendo como tarefa examinar as alternativas de viabilidade para o empreendimento.  Entre as questões para análise estão, a localização para o Distrito Industrial, a infraestrutura necesária, impactos ambientais e programas de incentivo para  atração das empresas.

O presidente da Acisb, Wolmi Oliveira, observa que, “como se trata de um investimento de grande porte, deve ser pensado nos seus variados aspectos e de forma gradual, mas com determinação”. O prefeito Eduardo Bonotto, por sua vez disse que “ação desse tipo, uma vez posta em prática, redefine o perfil socioeconômico de São Borja, com capacidade de alavancar e diversificar nossa matriz produtiva e econômica, ao mesmo tempo gerando mais emprego e mais renda".

A partir da definição da implantação do Distrito Industrial no município, a intenção é buscar o apoio técnico e de consultoria de instituições como o Sebrae, à medida em que os estudos avancem através dos grupos de trabalho. A projeção, também, é que instituições financiadoras de projetos de desenvolvimento sejam consultadas, como por exemplo, o BNDES.