Agora é definitivo! A partir de agosto São Borja terá linhas aéreas ligando a cidade com Porto Alegre.

 
 
 
 

“Misto de orgulho e gratidão. Orgulho por ser Prefeito da minha terra neste momento especial, em que nossa São Borja, depois de mais de meio século retoma vôos nos ligando em curto espaço de tempo, com Porto Alegre. Gratidão a todos que se empenharam para a realização de um sonho. Aos deputados, em especial ao deputado estadual Frederico Antunes, que preside a Comissão Especial da Aviação Regional, e ao Deputado Federal Pedro Westphalen, ex-secretario estadual dos transportes, ao Senador Luis Carlos Heinze, ao Governador do Estado Eduardo Leite, aos vereadores de São Borja, entidades representativas, como ACISB, SINDILOJAS e CDL. A GOL Linhas Aéreas, a TWO Flex, e às forças vivas da nossa terra”. Essa foi a primeira manifestação de Eduardo Bonotto ao receber a confirmação definitiva de ligação aérea da cidade com a capital do estado em quatro vôos semanais a partir de agosto.


O prefeito também fez questão de destacar a importância da conquista para a fronteira oeste e para o Estado do RS que carece de avanços, e este é sim, segundo Bonotto, “um programa de desenvolvimento como o que ocorre em outros estados do Brasil e em outros países do mundo”.

 
Nesta sexta-feira,12 de julho/2019, o prefeito participou da audiência da Frente Parlamentar da Aviação Civil em Santana do Livramento, oportunidade em que foram anunciados os vôos através  do executivo da empresa Gol, Bhrener Matos, e do Diretor Presidente da Twoflex, Rui Aquino. Usando uma frase de efeito, “onde levanta um vôo, decola o desenvolvimento”, Eduardo Bonotto procurou resumir o que a rota aérea entre São Borja e Porto Alegre irá representar para o desenvolvimento do município e da região. Inicialmente a linha será operada utilizando aeronaves com nove poltronas.

 

Aeroporto João Manoel

Segundo informações do chefe do Departamento de Comunicação da prefeitura de São Borja, Darlan Santos, o aeroporto está em condições para operar.

No ano passado foram realizadas adequações com recursos e mão de obra, próprios. O local passou por uma limpeza e recuperação da pista. Foi cavada uma vala em torno do recinto do aeroporto para evitar a entrada de animais, o que até então acontecia com alguma frequência.

A equipe de profissionais também realizou a reforma do terminal de embarque e desembarque. Um galpão existente nas imediações da pista foi fechado por questão de segurança, atendendo exigência da ANAC –  a Agência Nacional de Aviação Civil.
 

Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Planejamento manterá contato com a ANAC para saber da agência se as adequações realizadas no aeroporto atendem o que determina a legislação.

O município havia garantido anteriormente o valor de R$ 5 milhões a ser utilizado no cercamento e asfaltamento da pista, o que deverá acontecer num segundo momento.

Inicialmente os vôos serão as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com saídas de São Borja as 15 hs e chegadas em Porto Alegre as 17 hs. Nas viagens de Porto Alegre para São Borja, os vôos sairão da capital as 12;45 hs, chegando a cidade as 14;45 hs.