Olimpíada Crioula movimenta a Escola Municipal Vicente Goulart

 
 
 
 
 

A comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart esteve envolvida e mobilizada em torno dos Festejos Farroupilha. Durante toda a semana o colégio realizou a 5ª edição das Olimpíadas Crioulas.

Divididos em piquetes os alunos cumprem uma série de provas relacionadas às atividades campeiras e tradicionalistas. Entre as ações estão o tiro de laço, a poesia, o uso da indumentária, os costumes do gaúcho, a culinária e também a tradicional cevatura do chimarrão.

Seguindo o regulamento, os estudantes competem por equipes mas, segundo o diretor da escola, Leonardo Caetano, o principal objetivo é a integração e o desenvolvimento dos alunos. O professor destaca que os jogos olímpicos são uma forma de preservar o tradicionalismo gaúcho e a cultura do Rio Grande do Sul. “A semana é repleta de atividades, que envolvem todos os alunos e professores. Observamos que todos gostam muito da Olimpíada Crioula, tanto que já estamos no 5º ano de sua realização fazendo um resgate e vivendo a cultura gaúcha para que possamos construir nossa identidade, bem como conhecer as raízes da formação sociocultural do gaúcho sul-rio-grandense”, c onta o diretor.

O vice-prefeito, Roque Feltrin, prestigiou a olimpíada e lembrou que a paixão pelos costumes “gaudérios” é vivenciada de forma mais intensa por todas as idades durante a Semana Farroupilha e que o orgulho de ser gaúcho fica mais evidente em todo o Estado. Por isso, para ele, iniciativas como essa são capazes de promover o desenvolvimento dos alunos em vários sentidos, facilitando o aprendizado e os envolvendo em atividades que lhes interessam e mobilizam.