Desfile Tradicionalista acontece nesta sexta-feira a tarde em São Borja

 

 

Depois de uma programação intensa, que começou com o Baile de Ramada, lotando o Cais do Porto em 1º de setembro, as atenções agora se voltam para o grande Desfile Tradicionalista deste 20 de setembro.

O desfile será, como de hábito, pela Rua General Marques, a partir da Engenheiro Manoel Luis Fagundes, e terá início às 14 horas. A coordenação será da Prefeitura, em parceria com as entidades tradicionalistas, Brigada Militar e 35ª Coordenadoria Regional de Educação.

É prevista a participação de milhares de participantes. Desfilarão, pela ordem, a Guarda de Honra, a Banda Municipal Tusnelda Lima Barbosa, a Comissão Organizadora dos eventos, os Casais Fandangueiros, as Entidades de Segurança Pública e as Entidades Civis.

Depois será a vez das entidades tradicionalistas.: Centro Nativista Boitatá, CFTG Farroupilha, PTG João Manoel, CTG Tropilha Crioula e CTG Revivendo a Tradição. Juntamente com as entidades, desfilam dezenas de piquetes tradicionalistas agregados.

Como em anos anteriores, o Desfile Farroupilha desta sexta-feira (20/09) deverá reunir entre 700 e 800 gaúchos a cavalo. A Inspetoria de Defesa Agropecuária reitera alerta em relação às normas sanitárias a serem observadas.

Para o desfile, os equinos devem estar habilitados com atestado negativo para doenças como Mormo e Anemia Infecciosa. Uma pulseira na pata do animal indicará se ele está com liberação sanitária para desfilar.

A previsão de tempo bom faz aumentar a expectativa de um grande público assistindo ao desfile. Em 2019, São Borja desenvolve programação que é destaque no Rio Grande do Sul, a começar pelo 1º Fandango de Ramada, que levou 10 mil pessoas ao Cais do Porto. A organização ressalta que, além da maior presença dos são-borjenses nos festejos farroupilhas, a cidade também recebeu muitos visitantes de outros municípios e estados do país.