Segue a programação do Mês Farroupilha na Capital Estadual do Fandango com grande participação do público

 
 
 
Depois de reunir mais de 10 mil pessoas no Cais do Porto, no dia 1º, no Fandango de Ramada, abrindo a programação do Mês Farroupilha em São Borja, agora as atenções se voltam para a Praça XV de Novembro e para as entidades tradicionalistas. São Borja, como Capital do Fandango, desenvolve a mais ampla programação no Rio Grande do Sul, para celebrar as tradições gaúchas.
 
Em 2019, a Administração Municipal responde pela coordenação da série de eventos desenvolvidos, mobilizando para isso uma grande equipe com atuação nos diversos setores. A Prefeitura conta também com a parceria do 2º Batalhão de Policiamento para Área de Fronteira da Brigada Militar, da 35ª Coordenadoria Regional de Educação e das entidades tradicionalistas – CFTG Farroupilha, CTG Tropilha Crioula, CTG Revivendo a Tradição, Centro Nativista Boitatá e PTG João Manoel.
 
A abertura oficial da Semana Farroupilha, integrando o Mês Farroupilha, será na próxima sexta-feira, dia 13. Às 16 horas, na Plataforma Cívica Teotônio Villela, na Praça XV de Novembro, ocorrerá a cerimônia de acendimento da Chama Crioula. O Centro Nativista Boitatá distribuirá centelhas às entidades tradicionalistas. Já o grupo Manotaço animará musicalmente o ato, que ainda terá hasteamento de bandeiras. Até o dia 20, entidades se revezarão na guarda da Chama Crioula.
 
No sábado, dia 14, o CFTG Farroupilha será responsável por coordenar as atividades na praça. Pela Prefeitura, será responsável a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Acontecerão shows musicais, diariamente. O primeiro deles com o grupo Força do Sul.
 
O PTG João Manoel é a entidade responsável pela coordenação das atividades na Praça XV no dia 15, domingo. Pela Prefeitura, a tarefa será das secretarias municipais de Educação e de Saúde. Para as 16 horas, nesse dia, é prevista a realização de Ato Ecumênico, em frente à Igreja Matriz São Francisco de Borja. O show musical será de Marcelo Antunes.
 
Na segunda-feira, 16 de setembro, o Centro Nativista Boitatá será a entidade responsável por coordenar a programação na Praça XV de Novembro. Pela Administração Municipal, a participação será da Secretaria de Administração e da Consultoria Jurídica. Enquanto isso, o show musical do dia será de Kátio Medeiros e grupo Gaita Gaúcha.
 
No dia 17, terça-feira, o CTG Tropilha Crioula será responsável por coordenar os eventos na praça. Já as secretarias municipais de Planejamento e de Desenvolvimento Social representarão a Prefeitura. O grupo Liberdade fará o show musical do dia.
 
Em 18 de setembro, quarta-feira, o CTG Revivendo a Tradição coordenará a programação na Praça XV de Novembro. Pela Prefeitura, as ações serão das secretarias municipais de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito e da Agricultura e Meio Ambiente. As apresentações musicais serão de Cássia e Marcelo Antunes.
Em 19 de setembro a coordenação na praça será do Piquete Espora Floreada. Já a representação da Administração Municipal será tarefa do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal da Fazenda. O show musical será de Cássia Abreu.
 
Ao mesmo tempo, de 14 a 19 de setembro, das 15 às 19 horas, também haverá programação no Recanto do Gaúcho, instalado na Praça XV de Novembro. Já entre os dias 16 e 19, das 10 às 13 horas, igualmente serão desenvolvidas atividades no Piquete Luiz Dubal, instalado na Prefeitura.
 
Desfile Farroupilha
 
No dia 20 de setembro, a partir das 14 horas, ao longo da Rua General Marques, o desfile tradicionalista encerrará a série de eventos da programação. O Mês Farroupilha tem como patrono em São Borja Lucélio Fortes da Silva. César Oliveira é patrono no Rio Grande do Sul.Já o tema dos Festejos Farroupilhas deste ano é Paixão Côrtes Vida e Obra.
 
O Desfile Farroupilha na cidade terá participação, pela ordem, da Guarda de Honra, Banda Municipal Tusnelda Lima Barbosa, Comissão Organizadora, Casais Fandangueiros, Entidades de Segurança Pública e entidades civis. Depois será a vez das entidades tradicionalistas: Centro Nativista Boitatá, CFTG Farroupilha, PTG João Manoel, CTG Revivendo a Tradição e CTG Tropilha Crioula.