Prefeitura prepara infraestrutura para as festas de Iemanjá e Navegantes

Equipes de serviços urbanos da prefeitura preparam o Cais do Porto para as homenagens a Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes.
 
 
 
 

A semana em curso é de ações das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, em apoio às programações das festas de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, sábado e domingo, dias 1º e 02 de fevereiro. O trabalho principal será de limpeza e manutenção na área do Cais do Porto e às margens do rio Uruguai.

 

O secretário titular da pasta, Edson Damião Ribas, ressalta que toda a região do cais será abrangida pela operação, inclusive os locais correspondentes aos santuários de Iemanjá e Navegantes. Já na orla do rio, na margem brasileira, acima e abaixo do Cais, igualmente haverá serviços de limpeza e, quando necessário, desobstruções de acessos.

 

Os devotos de Iemanjá normalmente fazem suas oferendas, nas águas, à sua santa protetora. Já a comunidade católica realiza procissão fluvial em homenagem a Navegantes. Além disso, será realizada também uma missa campal na área do Cais.

 

Durante os eventos no fim de semana, a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito também mobiliza a sua equipe de agentes municipais de Trânsito. O objetivo será orientar a circulação de veículos e pedestres no bairro do Passo, com maior atenção para o Cais do Porto. Outra finalidade é evitar acidentes.

 

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer também dará apoio aos dois eventos, como faz todos os os anos. Além de acompanhamento das atividades, a secretaria, com apoio do Departamento de Comunicação da Prefeitura, garante equipamentos e serviços de sonorização às celebrações religiosas.

 

Integração

O prefeito em exercício, Roque Feltrin, e o pároco da igreja Imaculada Conceição, padre Leandro Santiago, têm mantido reuniões com outras lideranças de São Borja e da localidade argentina de Santo Tomé, definindo participação conjunta nos eventos que marcam os 80 anos da procissão a Nossa Senhora dos Navegantes. As atividades serão em 02 de fevereiro, com celebração religiosa a partir das 20h30min, mas com procissão fluvial antes disso.

 

Na igreja matriz do bairro do Passo, porém, desde 30 de janeiro, quinta-feira, já haverá celebrações, assim como na igreja São Francisco de Borja, do Centro. Está definido que Santo Tomé participará da procissão fluvial, no dia 02, conduzindo a sua santa protetora, Stella Maris pela águas do rio Uruguai. Depois, haverá participação, também, nas celebrações religiosas, inclusive com participação de padres argentinos.